Integrando ciência e comunidade
Em 2007 cinco amigos – biólogos e oceanólogas, cientistas e educadores se motivaram para criar uma Organização Não Governamental (ONG), de caráter ambientalista, para dar suporte a projetos inovadores, com novos conceitos e propostas de pesquisas e ações, sem as amarras burocráticas e institucionais.
A KAOSA foi criada sob a égide da sustentabilidade – visando não apenas o bem estar social como também, a conservação ambiental, e a democratização do conhecimento – transforma-lo em bem comum – tendo como premissa básica a indissociabilidade entre os aspectos naturais, econômicos, políticos, culturais, históricos e, entre a pesquisa e a extensão.
Desde sua criação, a KAOSA tem desenvolvido uma série de projetos em parceria com empresas privadas, instituições de caráter público e outras organizações não governamentais nacionais e internacionais, através da implementação de projetos de pesquisa, palestras, cursos de educação ambiental, confecção de materiais educativos, entre outras atividades de cunho socioambiental. Desde 2015 a KAOSA integra e atua no Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Rio Grande (COMDEMA RIO GRANDE).
A KAOSA é uma organização sem fins lucrativos, de caráter ambientalista, educativo, cientifico e cultural, sem vinculação religiosa ou político partidária, com sede e foro na cidade de Rio Grande – RS, que desenvolve trabalhos, desde a sua fundação, em 2007, em parceria com empresas do setor privado e com instituições públicas.
É a partir dessa visão que a KAOSA se posiciona e faz brotar uma inteligência complexa, sustentável e criativa que com ética e originalidade busca desenvolver e integrar a pesquisa cientifica, com as relações humanas, naturais, culturais, socioambientais e empresariais. Isto a partir da expansão da compreensão das complexidades dos sistemas (biológicos, socioculturais, ambientais, socioambientais), com o intuito de viabilizar a integração sustentável, solidária, humanizada, inteligente e criativa desses sistemas.
A KAOSA alavanca-se a partir de projetos de pesquisa cientifica, análises socioeconômicas, educação ambiental e comunicação social, visando criar conhecimento e desenvolver soluções técnicas que visem constituir ambientes e sociedade sustentáveis. Buscamos transformar o conhecimento cientifico em ações, com intuito de auxiliar na elaboração de políticas publicas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente. Ações, estas, que estão atreladas a necessidade de informar com contexto a sociedade sobre os aspectos socioambientais e socioeconômicos que os envolve.