Equipe

Somos uma equipe pequena de profissionais talentosos com uma ampla variedade de habilidades e experiências. Nós amamos o que fazemos e fazemos com paixão. Estamos ansiosos para trabalhar com você.

Dra. Juliana C. Di Tullio

Presidente e Sócia fundadora

Bióloga formada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde também adquiriu os títulos de Mestre e Doutora em Oceanografia Biológica em 2009 e 2016, respectivamente. Tem especial interesse em investigar a relação da distribuição de organismos com o ambiente em que vivem e colaborar com estratégias para sua conservação. Desde a graduação tem se envolvido em estudos sobre a distribuição e uso do habitat de cetáceos costeiros e oceânicos e como impactos antrópicos podem afetar sua distribuição e estrutura populacional. Participou de diversos projetos de pesquisa que estudam aves e mamíferos aquáticos em diversas áreas de estudo, como por exemplo: Estuário da Lagoa dos Patos, Antártica, Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Amazônia e sertão da Bahia. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado júnior da CAPES e está investigando os padrões de uso de habitat dos botos (Tursiops truncatus) considerando sexo e classes etárias no estuário da Lagoa dos Patos e área costeira adjacente.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/3766406505392778

Enviar e-mail para: ditullio.juliana@gmail.com

Dr. Rodrigo C. Genoves

Tesoureiro

Doutor em Oceanografia Biológica (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande em cotutela com a Universidade de Flinders (Austrália), com ênfase em análises de estrutura social de animais selvagens. Está envolvido com pesquisa científica desde 2007 como pesquisador do Laboratório de Mamíferos Marinho do Museu Oceanográfico “Prof Eliézer de C. Rios” – FURG. Rodrigo participou de vários projetos de pesquisa a nível nacional e internacional, dos quais destacam-se projetos de longa-duração como Projeto Baleias e ECOPELAGOS na Península Antártica, Cetáceos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Cetáceos e Aves da Cadeia Vitória Trindade e Cetáceos e Aves do Talude do Sudeste e Sul do Brasil. Durante sua carreira profissional especializou-se na coleta e análise de dados ecológicos, especialmente relacionados a marcação-recaptura, genética, comportamento e dinâmica populacional. Também atua em projetos de educação ambiental; gerenciamento costeiro; avaliação da efetividade de políticas publicas ambientais; e desenvolvimento e criação de materiais educativos socioambiental.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/2249577737190065

Enviar e-mail para: genoves.rodrigo@gmail.com

Oc. Liane Dias

Secretária

Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande. Iniciou seu envolvimento com pesquisa em 2014, no Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha (EcoMega/FURG). Neste, foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e desenvolveu um estudo sobre ecologia trófica e uso de habitat pelas falsas-orcas (Pseudorca crassidens) no Oceano Atlântico Sul Ocidental. Ao longo de sua graduação (2012-2016), participou de estágios voluntários no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), no Instituto Boto Cinza (IBC) e no Projeto Baleia Franca (PBF), aprimorarando conhecimentos sobre morfologia, anatomia, comportamento, foto-identificação e uso de habitat de diferentes espécies, além de procedimentos de recuperação de animais marinhos e atividades de educação ambiental. Teve diversas oportunidades de embarque científico como: Projeto Cetáceos do Talude; Expedição de Avistagem de Golfinhos Amazônicos; e ainda, pelo Projeto Botos da Lagoa dos Patos. Além disso, possui experiência com monitoramentos de praia, coleta de dados de encalhe e necropsias. Também atua em projetos de educação ambiental, como o Projeto Parceiros do Mar (EcoMega/FURG). Tem experiência, na área de desenvolvimento de softwares, em Java, banco de dados, HTML, JavaScript e PHP. É colaboradora na ONG Kaosa desde 2015, quando participou da organização e execução do projeto “Monitores Locais – Revitalização do sistema de visitação orientada no entorno da Estação Ecológica do Taim – ESEC Taim”

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/3325508859474937

Enviar e-mail para: liane.a.dias@gmail.com

Dra. Isabel Gonçalves

Conselheira e Sócia Fundadora

Ao longo de sua carreira profissional trabalhou como pesquisadora e na coordenação e execução de programas voltados para comunidades (p.ex. pescadores artesanais, quilombolas) que vivem em ambientes de risco e/ou impactados pela instalação e operação de grandes empreendimentos. Tais atividades relacionam-se com comunicação social; mediação de conflitos; coleta e análise de dados socioambientais, socioculturais e socioeconômicos; educomunicação; e desenvolvimento e criação de materiais educativos de cunho socioambiental. Também se especializou em projetos teóricos e práticos de capacitação e formação de profissionais voltados para as novas exigências do mercado no que tange gestão empresarial, sustentabilidade socioambiental e responsabilidade social das empresas, buscando a ecoeficiência com o intuito de promover sua imagem e competitividade no mercado. Possui extensa vivência e experiência na coordenação e execução de programas de Formação em Educação Ambiental voltado para o ensino formal e não formal, direcionado a gestores, funcionários, professores, alunos e comunidades que vivem no entorno das escolas do ensino fundamental e médio, objetivando a formação de um coletivo que venha a ser multiplicador e atuar ativamente na constituição de sua escola em espaço educador sustentável.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/9417295986838771

Enviar e-mail para: bel_oceano@hotmail.com

Dr. Pedro F. Fruet

Sócio fundador

Envolvido com pesquisa científica desde 2000, coordenador do Laboratório de Mamíferos Marinhos do Museu Oceanográfico – FURG desde 2014 e atual Secretário do Meio Ambiente do município de Rio Grande-RS desde 2021. Seu principal interesse é investigar a biologia e ecologia dos cetáceos, seu papel nos ecossistemas, compreender a dinâmica de populações selvagens e como a interferência humana afeta sua viabilidade. Para tanto, atua em projetos que objetivam: acompanhar a trajetória das populações através de sucessivas estimativas de parâmetros demográficos; compreender como as populações estão estruturadas no espaço-tempo; identificar padrões de uso do habitat; e descrever sua organização social. Participou de mais de 15 projetos de pesquisa a nível nacional e internacional, dos quais destacam-se projetos de longa-duração como Projeto Botos da Lagoa dos Patos, Baleias na Península Antártica, Cetáceos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Cetáceos e Aves do Talude do Sudeste e Sul do Brasil. Durante sua carreira profissional especializou-se na coleta e análise de dados ecológicos, especialmente relacionados a marcação-recaptura, genética, comportamento e dinâmica populacional. Também atua em projetos de educação ambiental; gerenciamento costeiro; avaliação da efetividade de políticas publicas ambientais; e desenvolvimento e criação de materiais educativos socioambiental.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/0658064204638392

Enviar e-mail para: pfruet@gmail.com

Prof. Dra. Silvina Botta

Sócia fundadora

Bióloga, formada na Universidad Nacional de La Plata (Argentina), desde sua formação vem estudando diversos aspectos da ecologia e biologia de mamíferos marinhos. Em 2005 veio para o Brasil para estudar no Curso de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG, mais tarde complementando sua formação com a realização de um Doutorado na mesma Instituição. Como parte das pesquisas que desenvolveu ao longo de sua vida acadêmica, estudou a biologia reprodutiva de toninhas, um pequeno cetáceo endêmico da América do Sul que enfrenta graves ameaças à sua conservação, principalmente devidas à captura acidental em redes de pesca. Já no seu doutorado especializou-se em técnicas de análises de isótopos estáveis, as quais vem sendo aplicadas de forma cada vez mais ampla para responder as mais diversas questões sobre a ecologia de mamíferos aquáticos. Também participou de diversas expedições de pesquisa, algumas delas no continente Antártico. Atualmente é professora adjunta do Instituto Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande e continua trabalhando em diversos projetos de pesquisa, alguns dos quais formam parte de Dissertações e Teses de alunos de cursos de pós-graduação, além de sua participação como membro-fundador da ONG KAOSA.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/1320175841437440

Enviar e-mail para: silbotta@gmail.com

Msc. Camila C. de Carvalho

Associada efetiva

Bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no interior de São Paulo. Durante a graduação, foi estagiária no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) junto ao Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos. Já graduada atuou na reabilitação e monitoramento via radiotelemetria do peixe-boi-amazônico no mesmo instituto. Em conjunto com as atividades de pesquisa, também desenvolveu ações educativas nas comunidades, principalmente nas escolas, e entrevistas em busca da compreensão da relação das comunidades ribeirinhas com as espécies da região. Além disso, participou de expedições pela Amazônia Central com o objetivo de realizar a estimativa de golfinhos de rio ao longo dos principais tributários. Em 2017, iniciou o mestrado na Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG, no Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha com o objetivo de investigar a ecologia alimentar das duas espécies de peixe-boi que ocorrem no Brasil. Desde a finalização, em 2019, atuou em projetos de conservação da toninha, pequeno cetáceo ameaçado do Brasil, atuando no monitoramento de praia, coleta de amostras, estudos de ecologia alimentar e no levantamento de aspectos socioeconômicos e socioambientais das comunidades pesqueiras com o intuito de compreender o processo de elaboração e a efetividade da legislação vigente para as ações de conservação.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/2974946379328904

Enviar e-mail para: camilacarvalho.bio08@gmail.com

Msc. Julieta Cebuhar

Associada colaboradora

Cientista com sólida formação acadêmica e dedicação à pesquisa e conservação marinha. Graduada pela Universidad Nacional de Mar del Plata, na Argentina, se mudou para o Brasil em 2018 para prosseguir seus estudos de pós-graduação em Oceanografia Biológica na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde obteve o título de mestre. Atualmente, está envolvida em um doutorado no Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha (ECOMEGA).

Desde o início de sua carreira acadêmica, se concentrou no estudo da fauna antártica e em como ela é afetada pelas atividades humanas. Atualmente, sua pesquisa se concentra na ecologia trófica, contaminação por microplásticos e microbioma intestinal de três espécies de focas antárticas.

Além de seu trabalho de pesquisa, participou de várias campanhas antárticas em colaboração com o Instituto Antártico Argentino, coletando amostras de pinguins, focas e cetáceos. Dentro de seu laboratório, desempenha um papel essencial no monitoramento de praias e também está ativamente envolvida no Projeto Botos da Lagoa dos Patos, demonstrando um forte compromisso com a conservação costeira.

Desde 2022, ela é uma colaboradora ativa da ONG KAOSA, contribuindo para uma variedade de projetos, em diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos pela organização. Sua missão científica é simples: continuar sua pesquisa e dedicação à conservação marinha, acreditando firmemente na importância da ciência da conservação como um projeto social capaz de promover a sustentabilidade e a justiça social em questões ambientais.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/7907188923138482

Enviar e-mail para: jucebuhar@gmail.com

Dr. Octavio Esquivel Garrote

Associado colaborador

Bacharelado em Biologia; Licenciatura em Biologia, com ênfase em Ecologia e Gestão de Recursos Aquáticos; Mestrado em Ciências Biológicas (zoologia), Doutorado em Oceanografia Biológica. Pesquisador especialista em ecologia e taxonomia do zooplâncton marinho. Também possui experiência em amostragem e identificação de peixes marinhos e de água doce, avaliação de recursos pesqueiros e métodos de amostragem em recifes de coral. Foi coordenador de projeto de pesquisa na avaliação dos recursos pesqueiros de uma área marinha de pesca responsável.

Endereço para acessar seu CV: http://lattes.cnpq.br/8249532581704242

Enviar e-mail para: octageo@gmail.com

Quer trabalhar com a gente?