Inscrições Abertas – Curso de Formação Ambiental Marinha

Vem aí mais um Curso de Formação Ambiental oferecido pela KAOSA!

O município do Rio Grande (RS), está situado às margens da Lagoa dos Patos, em uma região estuarina – ambiente de grande importância ecológica e econômica. A diversidade de ecossistemas costeiros nesta área, sustentam a vida animal e vegetal e, também, atividades ligadas ao porto, industriais, turismo, lazer, pesca e carcinicultura.

Esse ambiente apresenta alta diversidade e importância ecológica, e é estratégico para o desenvolvimento socioeconômico, uma vez que abriga a segunda maior estrutura portuária  do país e uma intensa atividade pesqueira artesanal e industrial, além de seu grande potencial turístico.  

Por aproximadamente uma década – entre 2006 e 2015 -, o Município recebeu uma série de recursos federais decorrentes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que culminou com a instalação e declínio do Polo Naval.

Rio Grande compõem a Zona Costeira brasileira que ao longo do tempo sofre com a falta de planejamento urbano, e consequente expansão territorial e crescimento populacional desordenados. O município passou por intensos processos de fragmentação de ecossistemas, e sucessivos processos de urbanização desordenados e sem planejamento.

Importante ressaltar que as áreas urbanas na região costeira são foco de desenvolvimento,  interesses conflitantes e preocupação quanto aos impactos das mudanças climáticas. O  crescimento populacional, combinado com a ausência de políticas públicas, déficit  habitacional e de empregos, infraestrutura básica precária, e incompreensão do impacto das  mudanças climáticas, resultou em ocupações em áreas de risco e vulnerabilidade

São inúmeros, diversos e complexos os desafios das áreas urbanas localizados na região costeira. E o ecossistema estuarino, segundo SEELIGER et. al. (2010), tem sofrido profundas e contínuas transformações ao longo do tempo. Por se caracterizar como um sistema transicional, passa por perturbações, tanto naturais, quanto antrópicas – exige a integração da pesquisa e monitoramento de variáveis em longo prazo, além do trabalho em conjunto e junto à comunidade para que pesquisadores, governos, órgãos ambientais e sociais possam compartilhar experiências visando a constituição de políticas públicas.

Nesse sentido, o objetivo desse curso de formação ambiental marinha é contextualizar esses ambientes e fornecer subsídios para uma maior compreensão dos aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais e históricos da região do estuário da lagoa dos Patos.

Esse curso se encaixa em diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)ODS 04 – Educação de qualidade, ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico,  ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global  do Clima, ODS 14 – Vida na água, ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. 

O curso é presencial, gratuito e possui certificado. As aulas serão ao longos dos meses de Maio e Junho de 2022, no período da tarde. Além disso, serão 3 turmas, separadas entre os diferentes públicos-alvo.

As vagas são limitadas, então corre para fazer a sua inscrição!

Escolha sua turma e acesse o formulário:

Turma 1

Turma 2

Turma 3

A KAOSA e o Museu Oceanográfico de Rio Grande contam com financiamento do Whitley Fund for Nature, Fundação Grupo Boticário, Yaqu Pacha e Portos RS para a realização do Projeto Construindo Pontes e deste curso de formação ambiental.

2 comentários em “Inscrições Abertas – Curso de Formação Ambiental Marinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: